terça-feira, 22 de maio de 2012

Oficina debate direitos da infância e regulação da mídia


Acontece em Curitiba, no dia 28 de maio, a Oficina Infância e Comunicação. O evento será realizado no Salão Nobre do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade. O objetivo é colocar em debate a promoção e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes em sua interface com a mídia. Na ocasião será lançada a publicação “Infância e Comunicação - Referências para o marco legal e as políticas públicas brasileiras”.

A intenção é focar temas de comunicação e mídia em relação aos direitos da infância e da adolescência. Haverá pautas temáticas como educação para a mídia;  regulação de exibição de imagens e identificação de crianças e adolescentes em conteúdos midiáticos;  classificação indicativa e produção de conteúdo audiovisual de qualidade para este público.

São esperados também atores do Sistema de Garantia de Direitos, profissionais da comunicação, militantes pelos direitos da infância e direito à comunicação, comunidade acadêmica, agentes públicos e demais segmentos da sociedade interessados nos temas da infância e comunicação.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada previamente, pois as vagas são limitadas. Serão disponibilizados certificados eletrônicos aos participantes. Clique e faça sua inscrição.

A iniciativa é da ANDI e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) / Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), em parceria com a Rede ANDI Brasi. No Paraná o evento é realizado pela Ciranda e pelo Observatório de Violências na Infância do Centro de Estudos em Segurança Pública (CESPDH) da UFPR, com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PR).

Além de Curitiba, outras nove capitais vão receber as Oficinas. O ciclo de debates vai culminar com o Seminário Nacional sobre Direitos da Infância e Regulação dos Meios, que ocorrerá em Brasília no segundo semestre deste ano. Os eventos fazem parte de uma estratégia voltada a oferecer subsídios técnicos aprofundados para a consolidação de políticas de comunicação com foco em crianças e adolescentes.

Programação

13h30 - Credenciamento
14h - Mesa de abertura
14h30 - Debate sobre as temáticas relacionadas a direitos da infância e regulação da mídia
16h30 - Intervalo
17h - Continuidade da oficina
19h - Lançamento da publicação “Infância e Comunicação - Referências para o marco legal e as políticas públicas brasileiras”

Serviço
O quê: Oficina Infância e Comunicação
Quando: 28 de maio de 2012, a partir das 13h30
Onde: Salão Nobre do Prédio Histórico da UFPR - Praça Santos Andrade - Curitiba/PR
Informações: (41) 3023-3925 / redeandibrasil@ciranda.org.br

2 comentários:

Ronaldo disse...

Regular a imprensa pra que? Pra controlá-la? Pra limitá-la? Ninguém é isento…todos temos posições políticas e não seria diferente com a mídia! Se alguém se sentir ofendido por uma matéria deve recorrer ao judiciário pra obter retratação ou indenização. Esse é o jogo democrático. Regular significa impor limites….SOU CONTRA! Se com a mídia livre, já temos esse mar de corrupção, imagina se for imposto algum tipo de limitação à sua atuação? Se algo deve ser reformado é o judiciário em relação à falta de celeridade…isso sim faria bem à democracia.

W.Cotrim disse...

É urgente regular a ação da Mídia em nosso país como já ocorre na maioria dos países democráticos. Regular não significa censurar, pois quem fala e pensa assim quer, na verdade, uma mídia voltada aos interesses de uma minoria sobre a maioria, como acontece em nosso país. Hoje, o interesse de uma pequena parcela, sua ideologia, prevalece sobre os Valores Morais e Éticos da grande maioria da população brasileira. REGULAÇÃO JÁ!